Normas

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS

ENCONTRO REGIONAL DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

 

O Encontro Regional de Gestão do Conhecimento (ERGC) aceita submissão de trabalhos acadêmicos na modalidade de Resumo Expandido.

O resumo expandido deverá ser submetido pelo próprio autor e enviado para submissão em períodos propostos para cada encontro (que ocorre anualmente). Deve seguir as normas de acordo com as instruções contidas abaixo e enviados para o E-MAIL: cientificonictis@gmail.com

O resumo expandido deve ter no mínimo 3 (três) páginas e no máximo 4 (quatro) páginas com as referências inclusas, podendo conter no texto tabelas e/ou figuras.

É importante que os resumos expandidos sejam cuidadosamente revisados e estejam acordados com o tema do evento proposto para cada encontro, antes do encaminhamento. Trabalhos que estiverem fora das normas serão automaticamente desclassificados.

 

ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

 

O texto dos originais deve ser organizado em:

• Título;

• Autores;

• Resumo;

• Palavras -chave;

• Introdução;

• Metodologia;

• Resultados e Discussão;

• Conclusões e;

• Referências.

 

Seguindo as normas estruturais de um resumo expandido, o mesmo deve ser elaborado de acordo com as regras abaixo:

a. O texto deverá ser formatado em A4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm. Deve ser empregada fonte Times New Roman no tamanho 12, exceto no título que deverá ser tamanho14, justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser simples.

b. As citações e referências devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, referentes às citações NBR 10520 e NBR 6023.

c. O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito, centralizado com, no máximo, 20 palavras. Após duas linhas (espaços) do Título, devem aparecer os Nomes Completos dos Autores, separados por ponto e vírgula, em fonte Times New Roman, tamanho 12, centralizados e grafados somente com as primeiras letras maiúsculas. Fazer chamada com número arábico sobre-escrito para cada instituição, após o último sobrenome de cada autor, para indicar o endereço institucional (centro, departamento, núcleos, laboratórios, grupos de pesquisa) e o eletrônico (e-mail). Os autores de uma mesma instituição devem ser agrupados em um único índice.

d. A seção Resumo deve ter no máximo 200 (duzentas) palavras, com breves e concretas informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Deverá ser iniciado imediatamente abaixo da palavra Resumo. Não deve conter referências bibliográficas. O Resumo deve ser apresentado com parágrafo único.

e. Logo após o Resumo, seguindo-se à expressão “Palavras-chave” e, na mesma linha que ela, serão incluídas, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 4 (quatro), expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula” e que não devem estar presentes no TÍTULO.

f. A seção Introdução deve ser breve e conter, no máximo, 800 (oitocentas) palavras. Justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.

g. A seção Metodologia deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas. Não deve exceder 800 (oitocentas) palavras.

h. A seção Resultados e Discussão deve conter os dados obtidos, até o momento, podendo ser apresentados, também, na forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.

i. As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução. Devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas e Figuras (sem negrito), o título deve ficar acima. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.

j. A seção Conclusões deve ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais (Resultados e Discussão), e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido. Não deve exceder 200 (duzentas) palavras.

k. A seção Agradecimentos deve expressar os agradecimentos ao órgão que concedeu a bolsa, às instituições e às pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa (exceto o professor orientador) seja em forma de apoio financeiro, de infraestrutura ou científico. Não deve exceder 50 (cinquenta) palavras.

l. Na seção Referências devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.